ENCONTRO IBÉRICO DE ARTES PLÁSTICAS

Com inauguração pelas 19 horas locais, a Galeria Vieira Portuense vai levar a efeito um ENCONTRO IBÉRICO DE ARTES PLÁSTICAS na cidade de OROPESA, em 13 de Setembro do corrente ano de 2014

terça-feira, 13 de maio de 2014

6. DOMINGOS

"D.Quixote"/2014/ Óleo s tela/ 90x90cm
1.500,00€

Domingos Mendes da Silva nasceu na freguesia de Travassos, do concelho da Póvoa de Lanhoso, no dia 14 de Dezembro de 1955, no seio de uma família de ourives.
Concluiu a escola primária em Travassos e prosseguiu a sua instrução no Liceu Sá de Miranda e no Conservatório Calouste Gulbenkian, em Braga.
Foi no Conservatório que se iniciou no mundo das artes, sob orientação do professor Nuno Barreto.
Em 1975 frequentou o curso de Artes do Fogo na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis (Porto), findo o qual viajou para França e Suiça.
Trabalhou para subsistir, mas sempre aproveitou para pintar e contactar com o mundo das Artes. É na observação assídua do museu de Kunstaus, em Zurique, que se deixa fascinar pela obra de Vieira da Silva.
Em 1979 está de volta ao País e inicia a sua carreira no ensino (Cerâmica) exactamente na Escola Soares dos Reis, onde estudara poucos anos antes.
E apesar de prosseguir, em diferentes escolas, a sua carreira docente, sempre procurou oportunidades para, ele mesmo, acrescentar à sua formação novos cursos na área da Pintura. Tendo frequentado este curso na Cooperativa de Ensino Artístico Árvore (Porto) em 1985.
Contributos para a sua formação artística, serão, também de considerar, as viagens que fez ao museu do Cairo no Egipto e ao Oriente – Macau, Hong-Kong e sul da China, onde se encontra de novo com o seu antigo professor e orientador, Nuno Barreto.
No ano 2000, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso  prestou-lhe homenagem, através da colocação de uma placa autografa no «Memorial Às Gentes das Artes e da Cultura das Terras de Lanhoso».
Trabalhos de sua autoria integram diversas colecções particulares ou foram adquiridas por instituições públicas.
Em 1999 concebeu o projecto para o Monumento ao 25 de Abril erigido na Póvoa de Lanhoso. 

Sem comentários:

Enviar um comentário